

Estas são as formas de luta (cartaz) que 8 das organizações sindicais de docentes propuseram aos professores e educadores, no passado dia 15 deste mês, as quais culminarão com a Manifestação Nacional de Professores e Educadores, em Lisboa, no dia 11 de fevereiro, antecipando o dia inicialmente previsto: 4 de março!
Entretanto, foi anunciada ontem uma nova Manifestação de Professores e Educadores, para 14 de janeiro!
Penso que está bem claro quem é que quer e defende, realmente, a união da classe!
Dividir para melhor "reinar", tem sido a estratégia dos governos até agora e os sindicatos da plataforma, desde 2008, têm-se mantido articulados e unidos, atuando contra isso e em defesa da classe, e de forma bem visível, em tantas manifestações, greves, concentrações, vigílias, manifestos, abaixos-assinados, reuniões com as diversas entidades políticas, etc, realizados, nestes últimos 14 anos!
Recentemente, surgiram alguns colegas que esquecendo-se de tudo isto, e sem pejo de denegrir a luta dos sindicatos e dos professores, acham que descobriram a "pólvora" e enchendo os seus discursos com pseudo-apelos à unidade dos professores, colocam os colegas uns contra os outros e contra os seus sindicatos, acusando-os de serem do sistema e de nunca terem feito nada!
Ora, a ASPL não se revê nem nas críticas infundadas que têm sido feitas aos sindicatos, nem no modo de atuar destes colegas, pelo que não vai entrar nesta "guerra" absurda e inconsequente!
O nosso trabalho e foco manter-se-ão na defesa intransigente e transparente da classe que representamos e à qual pertencemos, com orgulho e respeito!
O respeito que exigimos, e bem, à tutela, tem de existir também entre colegas, professores e educadores, bem como entre os sindicatos que representam a classe, e ser revelado em todas as nossas ações!
Contamos com a participação de todos os professores e educadores, em especial dos nossos associados, nestas iniciativas e lutas, pois não lutamos apenas por nós, muito menos pela nossa autopromoção, mas sim, e sempre, pela classe que honrosamente representamos, defendemos e promovemos!
A ASPL, sempre consigo!
A colega e Presidente da ASPL - Fátima Ferreira
Pré-Aviso Greve ao Primeiro tempo no horário - a partir 3 janeiro 2023